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TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

A travessia conecta, em média, 4 mil pessoas diariamente pelo Canal Miguel da Cunha, na Laguna dos Patos. Em condições climáticas normais, o trecho de 5,7km entre São José do Norte e Rio Grande é percorrido em cerca de 30 minutos.

Preço da tarifa
R$5,50 Adultos
R$2,75

 Idosos*

R$0,00

Crianças (-5 anos)*

R$0,00

Idosos (PCD)**



A travessia conecta 6.000 pessoas diariamente pelo Canal Miguel da Cunha, na Laguna dos Patos. Em condições climáticas normais, o trecho de 5,7km entre São José do Norte e Rio Grande é percorrido em cerca de 30 minutos.

De segunda a sábado são realizadas 67 viagens diárias, das 5h45min às 00h30min (SJN-RG) e das 6h30min às 01h (RG-SJN), com saídas a cada 30 minutos durante o dia. Nos últimos horários da noite, o intervalo entre as saídas passa para 60 e 90 minutos. Aos domingos e feriados são 18 viagens diárias, com saídas a cada hora das 6h às 00h30min (SJN-RG) e das 7h às 01h (RG-SJN).

Fretamento

Tem aquele evento top do outro lado do Canal e você quer voltar pra casa na madrugada? Tranquilo! No fretamento, o horário de embarque é agendado conforme a sua necessidade e inclui o serviço completo, com tripulação totalmente disponível durante a viagem.

Oferecemos condições especiais para formaturas e casamentos. Mais informações pelo e-mail: comunica@transnorters.com.br, no telefone: (53) 3032-1060, ou no escritório da empresa, na Rua Dr. Álvaro Costa, n. 56, em São José do Norte.

Fretamento

Transporte de Animais

Esta seção é para você, que não desgruda do seu animal de estimação - assim como nós!

Vai levar o amigão de quatro patas para o rolê na travessia? Se liga nessas dicas, que vão facilitar a viagem com o seu pet:

  • Animais com até 8kg podem ir dentro da embarcação, na caixa de transporte, junto com o passageiro responsável. Cães maiores viajam com coleira e focinheira, na parte aberta da embarcação, acompanhados pelo responsável.
  • O direito ao transporte de animais domésticos (de até 8 kg) e de cães-guia é limitado a até três animais por viagem, conforme disposto na Lei Estadual nº 12.900/2008, e na Resolução nº 4.938/2008, do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER).

Se você tem alguma dúvida ou sugestão, fale conosco!

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Transporte de Animais

Tarifas e Cartão

A tarifa comum custa R$ 5,50 por pessoa. As passagens podem ser adquiridas nos guichês dos terminais hidroviários, no momento do embarque, com pagamento em dinheiro.

A bilhetagem eletrônica é uma opção que facilita o dia a dia de quem usa a travessia, agilizando o processo de embarque. Para utilizar este sistema, é preciso ter o Cartão Transnorte.

A primeira via do cartão é gratuita e pode ser solicitada pelo Whats (53) 3032-1060 ou nos guichês dos terminais hidroviários. É só informar o nome completo do titular, número do CPF e de telefone para contato.

O primeiro cartão vem com saldo de 2 passagens, que têm o custo de R$ 11,00. Esse valor pode ser pago via PIX. As recargas também podem ser solicitadas pelo Whats, com pagamento via PIX, transferência ou depósito bancário, ou diretamente nos guichês dos terminais hidroviários.

Se o seu cartão foi extraviado, informe e peça a baixa pelo Whats. A segunda via tem o custo de R$ 10,00 e pode ser solicitada via Whats ou nos terminais hidroviários.

Para mais informações, ligue: (53)3032-1060 ou envie mail para: atendimento@transnorters.com.br.

Informações relacionadas à operação do transporte aquaviário podem ser obtidas junto aos guichês, nos terminais hidroviários ou pelos números: (53) 3032-1061 - SJN e (53) 3032-1062 – RG.

Beneficios e Gratuidade

A identificação do beneficiário (nome e CPF) é obrigatória em todos os casos, até para crianças com menos de 5 anos, já que toda gratuidade ou redução de tarifa deve ser justificada e comprovada à Sefaz. Portanto, a liberação da passagem somente será autorizada mediante identificação do passageiro.

Passe Livre Estudantil - PLE (gratuidade)

A isenção total no valor da passagem é assegurada pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Passe Livre Estudantil. O programa é válido para estudantes que comprovem renda familiar de até um salário mínimo e meio regional, residam em uma cidade e estudem em outra. Saiba mais em: https://www.passelivrers.com.br/solicitacao-online

Crianças com menos de 5 anos (gratuidade)

A apresentação do documento está prevista na Cláusula décima sétima do Ajuste SINIEF 1/2017, para todo Bilhete de Passagem Eletrônico (BP-e) emitido com algum benefício de gratuidade ou redução de tarifa, de modo que, para garantir a gratuidade, no momento do embarque, será exigida a apresentação do CPF da criança.

Pessoas com deficiência + acompanhante (gratuidade)

Direito assegurado mediante apresentação da carteirinha emitida pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS).

O passageiro deverá procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da sua cidade – serviço que é a porta de entrada para o encaminhamento desse tipo de benefício.

Em São José do Norte, o CRAS funciona na Rua Marechal Deodoro, n° 276. Telefone: (53) 3238-1014.

Idosos (gratuidade ou desconto de 50%)

A cada viagem, são reservadas duas vagas gratuitas aos passageiros que comprovem ter 60 anos ou mais e renda de até dois salários mínimos (mediante apresentação do documento de identificação e CTPS, contracheque de pagamento, carnê do INSS ou extrato de pagamento do benefício).

O desconto de 50% é concedido aos demais idosos que comprovem a mesma condição, após o preenchimento das duas vagas gratuitas por embarcação.

Para acessar o benefício é preciso comparecer no guichê de atendimento preferencial em um dos terminais hidroviários e solicitar o Bilhete de Viagem do Idoso ou o Bilhete de Passagem com Desconto, com antecedência máxima de 7 dias e mínima de 3 horas, com relação ao horário de embarque. Para mais informações, ligue: (53) 3032-1060.

Regulação e Fiscalização

A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) é o órgão responsável por regular, supervisionar e fiscalizar os serviços de transporte aquaviário no estado do Rio Grande do Sul, e pode ser contatada pelo telefone: 0800 514-4774 ou neste link.

 A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul é responsável por assegurar a salvaguarda da vida humana, a segurança da navegação no mar aberto e hidrovias interiores, além da prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio.

Pode ser contatada pelo número (53) 3233-6119 ou pelo e-mail: secom@cprs.mar.mil.br.

Transporte de Cargas e Motocicletas

📦📦✉️
Quer enviar pequenos volumes sem acompanhamento? 
⚠️
☑ Chegue no terminal hidroviário até 15 minutos antes do horário de saída da lancha.
☑ Verifique se os volumes estão embalados em sacola ou caixa de papelão bem vedadas.
☑ Preencha a etiqueta, identificando nome completo e telefone do remetente e do destinatário.
Quer saber mais? Acesse: transnorters.com.br/servicos  
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🏍🚲
A princípio, os volumes maiores (moto, geladeira, sofá...) são transportados nos horários pares de São José Norte e nos ímpares de Rio Grande. 
Mas é bom ligar para as  hidroviárias até 30 minutos antes do horário pretendido para confirmar se teve alguma alteração na escala das lanchas:
SJN: (53) 3032-1061
RG: (53) 3032-1062
Horários para envio e retirada de mercadorias
SJN: das 6h30min às 19h30min
RG: das 6h30min às 19h30min 

A travessia também impulsiona o fortalecimento do comércio local, por meio do transporte de volumes e motocicletas, proporcionando soluções eficazes com agilidade.

Quer enviar pequenos volumes sem acompanhamento?

☑ Chegue no terminal hidroviário até 15 minutos antes do horário de saída da lancha;

☑ Verifique se os volumes estão embalados em sacola reforçada ou caixa de papelão bem vedadas;

☑ Preencha a etiqueta, identificando nome completo e telefone do remetente e do destinatário.

Envio:

SJN: das 5h30min às 19h

RG: das 6h30min às 19h

Retirada de cargas

SJN: das 5h30min às 22h30min

RG: das 6h30min às 23h30min

 

 

 

 

 

 

 

Os volumes podem ser transportados em qualquer horário com o passageiro e/ou sob a sua responsabilidade, desde que estejam devidamente embalados e identificados e haja espaço na embarcação, respeitadas as normas de segurança da navegação.

A princípio, volumes maiores são transportados nos horários pares de São José Norte e nos ímpares de Rio Grande. Você pode ligar para os terminais hidroviários até 30 minutos antes do horário pretendido para confirmar se teve alguma alteração na escala das lanchas:

SJN: (53) 3032-1061

RG: (53) 3032-1062

Consulte os valores do transporte de cargas aqui no site ou nos terminais hidroviários.

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