Logo transnorte

Confira nossas notícias

Nossas notícias

Travessia

Travessia opera com 50% da capacidade total de cada embarcação

Encontrar um ponto de equilíbrio para solucionar as questões que têm afetado a travessia aquaviária de passageiros entre Rio Grande e São José do Norte, diante do grave momento enfrentado no país, em decorrência da pandemia do coronavírus (COVID-19). Foi com este objetivo que a administradora da Transnorte, Susana Costa Gautério, ea Unidade Regional de Porto Alegre da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (UREPL-ANTAQ)convidaram diversas autoridades para reunião na tarde de 31 de março de 2020

 A videoconferência contou com a participação da prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi Roig, do prefeito do Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, do chefe da UREPL-ANTAQ, Luiz Fernando Ávila, e do servidor José Allama, do comandante da Brigada Militar de São José do Norte, 1º tenente Jackson de Lima Martins, dos professores da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Luciano Ribeiro e Samuel Bonato, do procurador jurídico da Transnorte, Rogério Lopes Soares, e da procuradora-geral do Município de São José do Norte, Marília Russo.

 Na ocasião, ficou definido que, a partir desta quarta-feira (1º de abril), a travessia passará a operar com capacidade máxima de 50% da lotação de cada embarcação, tal como dispõe a Nota Técnica Nº 47/2020/SEI/GIMTV/GGPAF/DIRE5/ANVISA. Essa medida já deve solucionar a questão da aglomeração de pessoas em decorrência das filas para embarque nos terminais hidroviários.

 Conforme solicitado pela prefeita Fabiany Zogbi Roig, o esquema operacional vigente (com 27 viagens diárias) será mantido, pelo menos, até o final desta semana, quando nova reunião será realizada para avaliar os resultados das medidas adotadas. É importante esclarecer que qualquer ajuste ao esquema operacional visa assegurar a manutenção do serviço, priorizando os profissionais de áreas essenciais, como saúde e segurança pública e ainda a liberação dos colaboradores desta empresa que se enquadram no grupo de risco.

 A Transnorte também efetuou a demarcação da distância média de 1,5m entre as pessoas nos terminais de São José do Norte e de Rio Grande, a fim de orientar as filas e evitar aglomerações no interior das hidroviárias. Para assegurar o cumprimento da distância segura, conforme orientações do Ministério da Saúde e da Anvisa, foi solicitado o apoio da Guarda Municipal e da Brigada Militar – atuação que se faz essencial devido ao descumprimento da medida por muitos usuários do serviço.

 

Compartilhar: